Como os lobos contribuem para regeneração dos reinos animal, vegetal e mineral
Pode parecer difícil enxergar qual é a contribuição dos lobos aos ecossistemas e para nós, humanos, porque eles ficam no topo da cadeia alimentar e parecem até que não fazem falta para ninguém.
O vídeo a seguir é, para mim, uma das mais belas ilustrações da cooperação entre reinos animal, vegetal e mineral. A preservação da biodiversidade têm impactos muito além do que imaginamos. Cada espécie tem a sua função e contribuição, por mais difícil que seja para enxergarmos do nosso ponto de vista limitado. Mais do que preservação, que tal falar de regeneração? É o belo exemplo desse vídeo: tem uma luz no final do túnel!
O clichê de que sempre o mais forte sobrevive está ultrapassado. Cada vez mais, cientistas e pesquisadores observam que a sobrevivência está ligada à contribuição de cada um ao todo.
Da mesma forma no trabalho e na vida empresarial, a era da competição cega está abrindo o lugar para a era da cooperação e da colaboração que traz resultados mais perenes e sustentáveis no médio e longo prazo.
Por isso, no meu ponto de vista, a preocupação com o meio ambiente começa por se preocupar com nós mesmos e a qualidade das nossas relações. Quanto mais qualidade colocarmos em nossas vidas e relações humanas mais seremos capazes de cuidar dos outros e do meio ambiente.
Recomendo, no mesmo tema, o filme “O ultimo lobo” de Jean Jacques Annaud. Nele, vemos como a caça dos lobos na Mongólia, para fomentar a criação de ovelhas, desequilibrou totalmente os ecossistemas e provocou desertificação e tempestade de areias nas maiores cidades da China que ficam a milhares de quilômetros de lá.
Data: 25/06/2017