Como transformar o erro em algo virtuoso

Todo mundo concorda que, intelectualmente, o erro faz parte do processo de aprendizagem e evolução. Ora, quando erramos é difícil aprender, superar e lidar com ele, tanto por quem cometeu quanto por quem sofreu o erro. Contudo, existem soluções para acompanhar o processo e ajudar a elaborar uma saída vitoriosa dessas situações delicadas.

Primeiramente, é interessante ver como o erro é percebido em diferentes culturas: desonra em certos países da Ásia enquanto nos Estados Unidos e também em países como a Grã-Bretanha e escandinavos, é preferível falhar logo (fast fail) a buscar um sucesso apressado (fast track). Quer dizer, um homem que falhou é aquele que viveu uma experiência, tentou alguma coisa e que ainda não a realizou.

Mesmo com as mudanças e a geração Z que está chegando, temos uma visão bastante negativa do erro. No trabalho, aquele que erra geralmente sofre represálias. Apesar de ser uma tendência natural e totalmente explicável, o desafio é superar esse comportamento.

Eis algumas recomendações voltadas à liderança para fazer emergir dos erros várias oportunidades para seus colaboradores.

Exemplos das tendências naturais que seu colaborador pode sentir:

  • Sentimento de injustiça.
    “Fiz de tudo para ser bem sucedido e não mereço isso, é muito injusto!”
    Como Caliméro, a pessoa se coloca em posição de vítima nessas situações. Num sentimento de incapacidade, sente desgosto e raiva. Com o tempo, ela pode se resignar, recusar-se a reagir e mesmo entrar em depressão.
  • Vergonha e tristeza
    “Que vergonha! O que eles vão pensar de mim? Não tenho como esconder”.
    A pessoa mergulha em uma fase de frustração. Fica decepcionada, desiludida e não vê como poderá se reerguer. Ela pode se isolar para não ser vista, tentando ser esquecida.
  • Negação
    “Um erro? Que erro? Não estou entendendo o que você está falando”.
    A pessoa nega tudo de uma vez. A negação é um meio de recusar os fatos ou uma parte da realidade para se preservar e continuar incólume, reproduzindo os mesmos erros.

Quase sempre, se não se trata de erros repetidos ou intencionais, cabe não repreender o seu colaborador, mas fazer com que ele cresça com a situação. Nossas 4 recomendações para transformar o erro em algo virtuoso:

  1. Tire-o do estado de negação
    A negação é uma forma de proteção. Ajude o colaborador a sair desse estado mostrando-lhe os fatos imparciais e checados, sem acusações nem julgamento, encorajando-o a explicá-los à sua maneira (por escrito ou oralmente), visando uma admissão das coisas etapa por etapa. Isso contribuirá com sua humildade e a aceitação vai lhe permitir começar um trabalho construtivo.
  2. Distinga claramente o “eu sou um fracassado” do “eu fracassei” e verbalize-o bem
    Ou seja, separar fatos e pessoa para evitar qualquer tendência de identificação entre os dois. Diga, por exemplo: “ O jeito com que você lidou com essa situação não foi correto”, separando o que pensamos da situação do que pensamos do indivíduo. Deixar claro que o erro no projeto não significa o fracasso do profissional vai ajudar o colaborador a se desculpabilizar e a recuperar a autoestima. Ele vai poder, a partir disso, se interrogar sobre o erro e começar a refletir suas soluções.
  3. Conceda-lhe um intervalo para a reflexão sobre o erro
    Os fatores que ocasionaram o erro não aparecem sempre com clareza. É preciso, portanto, deixá-lo relembrar mentalmente para entender o que houve. Isso significa também que o tempo ajuda — faça com que ele reflita sobre aquilo que aconteceu. Faça um “brainstorming” com ele. Eventualmente, faça com que outros também participem da discussão, para fomentar a aprendizagem coletiva e para que todos se nutram com o sentimento bom de ajudar o outro.
  4. Encoraje-o a decidir o que ele fará de diferente amanhã
    A sua reflexão deve permitir a construção do amanhã. Ele deve poder verbalizar o que fará, incorporar o novo comportamento desejado e formalizá-lo consigo em um plano de ação. Toda a finalidade reside em servir-se dos erros como alavanca da performance futura.

Seguindo essas dicas, o colaborador poderá aceitar o próprio erro, verbalizando-o, e poderá encontrar as soluções, experimentando o comportamento esperado para seguir adiante! Sem dúvidas, amanhã ele será bem sucedido!

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